31.7.09

Festas Nicolinas, de Espanha...nem bom vento nem bom casamento.

Ora aqui andava eu a ler na Internet, comecei por trajes romanos e históricos e afins e deparei-me, na sequência de trajes académicos com o traje nicolino (já agora as festas nicolinas para quem não sabe, são as festas estudantis de Guimarães, dos estudantes do secundário, cliquem aqui para ficarem a conhecer, é interessante.) E eis que leio o texto escrito por algum "intelectual de trazer por casa" e talvez com síndrome de inferioridade, característica comum entre os vimaranenses, que retrata a passos largos esse síndrome e também outro...duas palas e desconhecimento do que é um "trabalho de pesquisa e recolha de informação". Passo a transcrever o chorrilho de invenções saídas das cabeças daquela personagem ou personagens...

" a única cidade onde este traje é usado, desde tempos imemoriais, pelos estudantes do ensino secundário. Dando-se inclusivamente o ridículo de o ensino universitário sediado na cidade de Guimarães, não adoptar sequer o traje que na sua denominação transporta consigo o nome da cidade, apto a distinguir os académicos de Guimarães." Ora começando por aqui, primeiro, em Coimbra (3º parágrafo) e em Évora o traje académico é usado pelos estudantes liceais... ora cliquem lá nos links ou googlem isso.. é simples não é?? Lá imemoriais são os tempos...e não só!! Segundo, a Universidade do Minho não é sediada em Guimarães mas sim em Braga, a Reitoria sita ao Largo do Paço, bem ali no coração de Braga... Guimarães é o outro pólo.

Outro ponto bem interessante: "
O "Traje Tradicional Vimaranense", na sua versão completa, envolve ainda o uso de um gorro ou mitra nicolina, vermelho com uma lista verde.
O que aliás, é por si só comprovativo da antiguidade do Traje de Guimarães porque apenas duas Academias no país mantêm o uso do gorro, a de Coimbra, com o gorro totalmente negro e a de Guimarães, com o gorro vermelho e verde." Mentira, no Porto também se usa o gorro negro!!! Podem ler aqui. (Os campinos também o usam verde e vermelho, lista vermelha, gorro verde, no traje de festa e os forcados na pega do toiro, se calhar foram copiar o traje nicolino, na paz às tantas...)

Calma que ainda há mais!

"O "Traje Tradicional Vimaranense" é e deve ser reconhecido como o único traje académico de Guimarães; o que resulta aliás evidente da sua designação. (...) Guimarães já tem uma academia secular, a "Academia Vimaranense". A "Academia Vimaranense" já tem há séculos um traje: o "Traje Tradicional Vimaranense". Quem utilizar outro traje, em Guimarães, não deverá na nossa cidade ser reconhecido como académico.
O "Traje Tradicional Vimaranense" não é um traje nicolino, é o Traje de Guimarães!" Epá ainda bem que eu estudo da UNIVERSIDADE DO MINHO e não na universidade de Guimarães ou universidade de Braga. E envergo o traje da UNIVERSIDADE DO MINHO e não o traje de Braga ou de Guimarães ou da Nicoleta ou da Maria Joaquina... Lá está... não conhecer nada para além de Guimarães e não querer investigar minimamente resulta nisto!
Mas pronto, quem não entender ao que me refiro abrevio aqui a história.

Braga e Guimarães não se dão nunca se deram nem nunca se vão dar bem. A Universidade do Minho tem um POLO em Guimarães e outro POLO em Braga, em 1989 o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho de então, resolveu tornar as festividades e o traje diferente do tradicional de Coimbra, e usou como base uma série de investigações sobre trajes e razões etc para se usar um traje de calções/saia e tricórnio. Ora a U.Católica não aderiu, tudo bem são independentes e não pertencem à Universidade do Minho. Algures em Guimarães surgiu uma dose de azia porque consideram que deveria continuar a usar-se o traje de Coimbra, que por acaso é o nicolino e então é mais uma forma de guerra. Já não bastava a do futebol....

Passo aqui a demonstrar a minha profunda irritação com discursos bairristas de trazer por casa... sou de Espinho, estudo na Universidade do Minho, moro em Braga e a raiz da minha família paterna é de Guimarães. Não alinho particularmente neste tipo de guerras e enervam-me os discursos patéticos de pseudo-independência. (Eu dava Guimarães aos espanhóis já amanhã) Agora até em guerra estão com Viseu por causa do Afono Henriques... poupem-me.
Falando mais a sério, quando escrevem em páginas oficiais de festas tão curiosas e interessantes, o caso das nicolinas que são festejos seculares, pelo menos tentem não demonstrar tanto azedume no estômago.. não cai bem.

Ai valha-me São Nicolau!


P.S. - Emigrei para local incerto, não adianta procurarem-me porque não me descobrirão. (Isto é já a antever as ameaças de morte que vou receber entretanto....)

28.7.09

Benedita

E este fim de semana fui para a Benedita, ter com a minha querida Sofia! Soube bem, fui sábado e vim domingo mas deu para arejar.
A viagem, apesar de serem 200e tal Km faz-se muito bem. A29 (Espinho - Estarreja) - A1 (Estarreja -Aveiro) - A17 (Aveiro - Marinha Grande) - A8 (Marinha Grande - Alcobaça) N8 - (Alcobaça - Benedita) e prlim pim pim passadas 2 horas e pouco, muito pouco, está-se na Benedita!! Para cá o caminho inverso.
É a receita para se arejar e estar em excelente companhia!!
Beijinhos e boas férias :D

21.7.09

Férias

Frase do dia: Sempre que pensares que és esperto(a), lembra-te que há sempre alguém mais esperto que tu! =)
Estou de férias maravilha :D

5.7.09

Vista Alegre

Este fim de semana, e até amanhã, segunda-feira dia 6 de Julho ocorre na fábrica da Vista Alegre em Ílhavo uma feira de ocasiões. Nesta feira são postos à venda a preços baixíssimos peças Vista Alegre ou mais correntes ou em fim de colecção. Na Loja estão à venda os produtos todos Vista Alegre com uma redução de 30%nos artigos.
Eu estive lá ontem, sábado de tarde e vim carregada de coisas que faziam falta ou simplesmente davam jeito. Desde pratos de sobremesa a copos e umas taças e travessas e um tachinho. A minha mãe também trouxe bastantes coisinhas.
É de aproveitar, a senhora que ia à minha frente numa das filas pagou 17€ por 2 serviços de pratos de 24 peças das peças em cerâmica corrente. Vale ou não a pena?? Eu penso que vale, já que trouxe peças úteis e que faziam falta e não "bibelots" só porque é barato!
Para o ano devem apanhar-me lá de novo!

Aproveitei para visitar o museu, onde se vêm peças lindíssimas e muito antigas, algumas da fundação da fábrica por José Ferreira Pinto Basto (1824). Fui também à capela, que capela mais bonita e a necessitar de alguns retoques nos frescos do altar mor. O altar-mor apresenta uma Sagrada Família linda. Tem um S. João Baptista por cima do arco no altar-mor. Uns painéis de azulejos lindíssimos alguns retratam cenas do nascimento de Jesus. Tinha o andor em honra da Nossa Senhora da Penha de França lindamente decorado com rosas.

A fábrica da Vista Alegre não se cinge, contudo apenas à louça.
Tem um corpo de Bombeiros Privativo, criado a 1 de Outubro de 1880, sendo o mais antigo corpo privativo do país.
"Para além de pioneira no fabrico de porcelanas, a Família Pinto Basto teve um papel fundamental na introdução
do futebol em Portugal. Foram os bisnetos do fundador da Vista Alegre que introduziram a prática deste desporto
no nosso país, Guilherme, Eduardo e Frederico Pinto Basto estudaram em Inglaterra, país que desenvolveu a
modalidade, como hoje a conhecemos, em meados do séc. XIX. De regresso a Portugal, trouxeram este desporto
consigo e que organizaram em Outubro de 1888 o primeiro jogo de futebol, em Cascais.
Em 22 de Janeiro de 1889, organizaram o primeiro jogo público em Portugal, que se realizou no Campo Pequeno em
Lisboa, contra uma equipa inglesa, que os portugueses venceram por 1 0.
Com outros estudantes que regressavam
de Inglaterra e com os ingleses que viviam em Portugal, o desporto foi ganhando cada vez mais adeptos e não
tardou a que surgissem vários clubes em Lisboa, Porto e Aveiro.
A profissionalização deste desporto durante a primeira metade do séc. XX foi o passo seguinte. Por ter sido
impulsionado pela família Pinto Basto, o futebol começou a jogar-se desde os primeiros tempos na Vista Alegre."

:) Valeu a pena a deslocação Ílhavo!