Festas Nicolinas, de Espanha...nem bom vento nem bom casamento.
Ora aqui andava eu a ler na Internet, comecei por trajes romanos e históricos e afins e deparei-me, na sequência de trajes académicos com o traje nicolino (já agora as festas nicolinas para quem não sabe, são as festas estudantis de Guimarães, dos estudantes do secundário, cliquem aqui para ficarem a conhecer, é interessante.) E eis que leio o texto escrito por algum "intelectual de trazer por casa" e talvez com síndrome de inferioridade, característica comum entre os vimaranenses, que retrata a passos largos esse síndrome e também outro...duas palas e desconhecimento do que é um "trabalho de pesquisa e recolha de informação". Passo a transcrever o chorrilho de invenções saídas das cabeças daquela personagem ou personagens...
" a única cidade onde este traje é usado, desde tempos imemoriais, pelos estudantes do ensino secundário. Dando-se inclusivamente o ridículo de o ensino universitário sediado na cidade de Guimarães, não adoptar sequer o traje que na sua denominação transporta consigo o nome da cidade, apto a distinguir os académicos de Guimarães." Ora começando por aqui, primeiro, em Coimbra (3º parágrafo) e em Évora o traje académico é usado pelos estudantes liceais... ora cliquem lá nos links ou googlem isso.. é simples não é?? Lá imemoriais são os tempos...e não só!! Segundo, a Universidade do Minho não é sediada em Guimarães mas sim em Braga, a Reitoria sita ao Largo do Paço, bem ali no coração de Braga... Guimarães é o outro pólo.
Outro ponto bem interessante: "O "Traje Tradicional Vimaranense", na sua versão completa, envolve ainda o uso de um gorro ou mitra nicolina, vermelho com uma lista verde.
O que aliás, é por si só comprovativo da antiguidade do Traje de Guimarães porque apenas duas Academias no país mantêm o uso do gorro, a de Coimbra, com o gorro totalmente negro e a de Guimarães, com o gorro vermelho e verde." Mentira, no Porto também se usa o gorro negro!!! Podem ler aqui. (Os campinos também o usam verde e vermelho, lista vermelha, gorro verde, no traje de festa e os forcados na pega do toiro, se calhar foram copiar o traje nicolino, na paz às tantas...)
Calma que ainda há mais!
"O "Traje Tradicional Vimaranense" é e deve ser reconhecido como o único traje académico de Guimarães; o que resulta aliás evidente da sua designação. (...) Guimarães já tem uma academia secular, a "Academia Vimaranense". A "Academia Vimaranense" já tem há séculos um traje: o "Traje Tradicional Vimaranense". Quem utilizar outro traje, em Guimarães, não deverá na nossa cidade ser reconhecido como académico.
O "Traje Tradicional Vimaranense" não é um traje nicolino, é o Traje de Guimarães!" Epá ainda bem que eu estudo da UNIVERSIDADE DO MINHO e não na universidade de Guimarães ou universidade de Braga. E envergo o traje da UNIVERSIDADE DO MINHO e não o traje de Braga ou de Guimarães ou da Nicoleta ou da Maria Joaquina... Lá está... não conhecer nada para além de Guimarães e não querer investigar minimamente resulta nisto!
Mas pronto, quem não entender ao que me refiro abrevio aqui a história.
Braga e Guimarães não se dão nunca se deram nem nunca se vão dar bem. A Universidade do Minho tem um POLO em Guimarães e outro POLO em Braga, em 1989 o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho de então, resolveu tornar as festividades e o traje diferente do tradicional de Coimbra, e usou como base uma série de investigações sobre trajes e razões etc para se usar um traje de calções/saia e tricórnio. Ora a U.Católica não aderiu, tudo bem são independentes e não pertencem à Universidade do Minho. Algures em Guimarães surgiu uma dose de azia porque consideram que deveria continuar a usar-se o traje de Coimbra, que por acaso é o nicolino e então é mais uma forma de guerra. Já não bastava a do futebol....
Passo aqui a demonstrar a minha profunda irritação com discursos bairristas de trazer por casa... sou de Espinho, estudo na Universidade do Minho, moro em Braga e a raiz da minha família paterna é de Guimarães. Não alinho particularmente neste tipo de guerras e enervam-me os discursos patéticos de pseudo-independência. (Eu dava Guimarães aos espanhóis já amanhã) Agora até em guerra estão com Viseu por causa do Afono Henriques... poupem-me.
Falando mais a sério, quando escrevem em páginas oficiais de festas tão curiosas e interessantes, o caso das nicolinas que são festejos seculares, pelo menos tentem não demonstrar tanto azedume no estômago.. não cai bem.
Ai valha-me São Nicolau!
P.S. - Emigrei para local incerto, não adianta procurarem-me porque não me descobrirão. (Isto é já a antever as ameaças de morte que vou receber entretanto....)