9.9.09

Autárquicas 2009, reflexão.

Andei por aí a ler sobre eleições, propostas partidos etc... e hoje refiro-me à Câmara de Braga, cidade na qual irei votar pela primeira vez mas na qual resido à cerca de 4 anos. Não pretendo tomar aqui partido por ninguém em particular, todos sabem que sou Socialista mas sobretudo sou cidadã portuguesa.
Concordo com alguns dos pontos focados pelos partidos e figuras opositoras a Mesquita Machado, actual presidente da câmara municipal de Braga. E aqui fica a minha humilde opinião para Braga, para algumas das suas necessidades, no meu ponto de vista de simples eleitora na Junta de Freguesia de São Victor, Braga.
A verdade é que me tornei cidadã bracarense por opção, após entrada na Universidade do Minho, decidi-me por tal por várias razões, a que mais importa para o tema foi ver na cidade projectos de futuro, a construção civil, embora exagerada e sobretudo mal planeada, é o reflexo desse desenvolvimento da cidade que adoptei como minha, os prédios amontoam-se (literalmente), a população cresce, são projectadas acções culturais, desportivas, etc.. E muito se deve a Mesquita Machado.
A apontar tenho "apenas" o crescimento desorganizado quando, na nossa cidade a Universidade do Minho durante anos licenciou homens e mulheres em geografia e planeamento. E é uma cidade sem qualquer tipo de planeamento urbanístico, e onde se permanecem a construir e a permitir construções no mínimo patéticas.. Prédios em cima de prédios, amarelos, verdes, azuis, cor-de-rosa, cinzentos. Paralelos, diagonais, alguns transversais..outros quase a cortarem passagens... questiono-me se o actual presidente, não poderia manipular ou ser manipulado na mesma pelas construtoras mas com o minimo de planeamento e organização urbanística?
No entanto, a obra do actual Presidente passa também pelo desenvolvimento, ainda que desorganizado, a cidade está dotada, no entanto, de projectos (como os do túnel recentemente aumentado) necessários e muito úteis. A zona histórica mantém-se bonita, arranjada. Existiu ao longo dos anos desenvolvimento de comércio, de cultura, de desporto (onde se inclui o novo Estádio Municipal de Braga) que fez e continua a fazer, de Braga uma boa cidade para viver.
Penso que mais do que preocupada com os endividamentos da câmara (um mal necessário quando se pretende desenvolver) é a questão da segurança. Isso sim arrepia-me...Braga afirma-se como uma cidade grande, infelizmente no que diz respeito ao crime assume papel de topo. Assiste-se a casos de assaltos, de carros alguns incendiados, de assassinatos, de assaltos, de violência em larga escala. Situação que me preocupa. E para a qual ainda não vislumbrei planos de campanha, vontade de tomar atitudes perante esses acontecimentos.
Situações concretas, tiroteios em plena rua. Incediaram um carro de um emigrante; assassinato de outro. Isto apenas na nossa cidade.
Pensando no meu futuro e no dos meus filhos, tenho medo de os por a estudar na escola pública em Braga, por exemplo. Não porque não confio no sistema público, bem pelo contrário. Mas sim pela insegurança que se vive na cidade. A violência juvenil sem motivo racional. Talvez devesse também haver um pouco mais de entusiasmo autárquico para com os jovens da cidade, filhos, sobrinhos etc dos eleitores e para a sua protecção. A mim dói-me ler notícias de mortes por overdose em casas de banho de centros comerciais, bem no coração da cidade.
Mais do que o dinheiro que não há e que se gasta a mim preocupa-me um dia educar os meus filhos na cidade que escolhi e na qual vivo há apenas 4 anos mas onde constantemente assisto (lendo os jornais) a crimes e mais crimes e muito pouco se faz para tentar travá-los.
Não estaria na altura de, para além dos prédios...apostar na segurança e policiamento mais cerrado e mais presente?
Gostaria de acreditar que Braga poderia ser um bom exemplo a todos os níveis, mas neste momento, em termos de segurança deixa muito a desejar.

1 comment:

RouboCopo said...

Traidora!!!

Vai lá para Braga...