3.6.09

ABRA - Associação Bracarense Amigos dos Animais

Pois hoje irei postar sobre esta grande instituição de Braga.

"A ABRA é uma associação sem fins lucrativos formada em Braga, em Março de 2005. A sua preocupação são os animais da nossa cidade que conheceram o lado errado da vida.

O seu grande objectivo é ajudar o canil municipal no intuito de arranjar o maior número de adopções para os animais abandonados ou dados pelos donos para abate e minimizar o seu sofrimento. Realiza este trabalho (em regime de voluntariado) com o canil desde Abril de 2005.

Tem como objectivos:

· Apoiar a Agere na gestão do canil municipal promovendo uma política de acompanhamento e adopção dos animais capturados, relegando o seu abate para situações indispensáveis;

· Estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas que queiram colaborar na promoção e desenvolvimento das actividades propostas pela Associação;

· Promover e incentivar a adopção dos animais abandonados através de exposições a realizar periodicamente;

· Promover campanhas de sensibilização da população, sobretudo a juvenil, para a defesa e protecção dos animais;

· Denunciar às autoridades competentes as situações de maus tratos e de abandono dos animais;

· Promover e sensibilizar a população para a esterilização dos seus animais com vista à diminuição dos animais de rua;

· Propor aos médicos veterinários de Braga a sua colaboração com a Associação e a atribuição de um desconto aos seus associados, para consultas e tratamentos dos seus animais domésticos.

A ABRA vive do trabalho dos seus voluntários e da boa vontade de todos os doadores. Assim sendo podemos contribuir de diversas formas com a ABRA.
Através de dontativos, quer em géneros, comida de animais, coleiras, cobertores, trelas, etc ou monetários.
Em termos monetários poderemos fazer uma doação ou tornar-mo-nos sócios (2€ p mes no minimo).

Podemos também ser voluntários na ABRA.
Padrinhos de vôo de um animal que foi adoptado na Alemanha ou Suíça, para isto apenas temos que comunicar com antecedência a ABRA a nossa viagem para que preparem os papeis para o transporte de um animal. Seremos responsaveis pelo animal na viagem e a ABRA assume os custos.

São estas as formas que temos para contribuir com a ABRA. Eu ainda não contribuí directamente, dado o baixo nível de recursos financeiros que possuo vou contribuir modestamente. Mas já fiz um pouco o meu papel dentro dos objectivos da ABRA: Adoptei a MIA!
A minha gatinha Mia foi abandonada por alguém na rua. Junto de um café de um amigo. Esteve lá 5 dias até que o R. pegou nela e a levou para minha casa. Ao início não podia crer no que ele tinha feito. Eu não podia ter um gato, achava eu que não podia. Mas tratei dela, dei banho, alimentei e dei mimo e carinho.
Fiz um anuncio para colocar para ver se alguem reivindicava a gatinha.
Vacinei-a e desparasitei.

Ao fim de uns tempos... já não podia viver sem a Mia!
Ela corria, brincava, comia, dava tanto mimo. Tão fofinha e bem comportada. Fazia as suas necessidades na caixa improvisada e apenas lá. Não incomodava com nada e era tao meiguinha. Como foi possível abandonarem uma gata assim???
Resolvi ficar com ela, e eis que começa um tempo de "tortura" a gata tinha o cio e fazia barulho como tudo, miava miava e só sossegava quando eu ia dormir com ela... na sala! Dormi muitas noites no sofá da sala toda dorida mas era a única forma de a gatinha não miar.
Decidi, então esterilizá-la e continuo a tratar dela.
Já lá vão perto de 9 meses que tenho a Mia comigo. E não me arrependo de a ter acolhido. Tenho pena de não poder ter mais um gatinho, são muito fofos! E eu que nem gostava de gatos.... Aqui fica a minha Mia:














Ouvi um dia esta frase da minha amiga Ana Sofia e concordo 100% "Uma pessoa que é má para os animais só pode ser má pessoa!"
Ajudem como poderem associações como a ABRA, e a ABRA também já que na ABRA possibilitam-se adopções até no estrangeiro... não deixem mais os animais sofrerem!

No comments: